https://consultoriojuridico.com.br

Dicas sobre a Advocacia Trabalhista

Escritório de Advocacia - Advogado do Trabalho em Belo Horizonte - Consultório Jurídico BH - Sua ação trabalhista cuidada por advogados experientes
O Advogado Trabalhista é o profissional adequado para orientar empregados e empregados sobre as relações trabalho e emprego

Quais são as principais áreas de atuação na área Trabalhista?

O advogado trabalhista atua, entre outros, com a consultoria jurídica para emissão de pareceres de admissão, demissão, terceirização, incidência de periculosidade, insalubridade e os reflexos trabalhistas.

Além disso, o advogado trabalhista atua judicialmente e extrajudicialmente na defesa de empregados e empregadores, para defesa dos direitos tanto do trabalhador quanto dos direitos do empregador.

Advogado Trabalhista | Áreas de Atuação

Com regras próprias e menos complexas, o Processo do Trabalho busca resolver o conflito trabalhista dentro do menor período de tempo possível, valendo-se dos princípios da informalidade e da economia processual.

Existem diversos casos que envolvem a Justiça do Trabalho. Contudo, a demanda mais conhecida é a Reclamatória Trabalhista motivada por:

  • Hora Extras / Jornada de Trabalho Inadequadas

  • Não pagamento do Adicional de Insalubridade

  • Não pagamento de Adicional de Periculosidade

  • Reconhecimento de Vínculo de Emprego

  • Danos Morais sofridos na relação de trabalho ou emprego

  • Não pagamento ou pagamento inadequado das Verbas Rescisórias

Advogado Trabalhista | Verbas Rescisórias

Todo trabalhador tem direito às verbas rescisórias em caso de demissão. No entanto, elas podem variar de acordo com a motivação da demissão, que pode ser com ou sem justa causa.

Demissão sem Justa Causa

No caso de demissão sem justa causa, os direitos assegurados ao trabalhador são:

  • Saldo de Salário;
  • Férias Vencidas + 1/3 de Férias;
  • Férias Proporcionais;
  • 13º Salário Proporcional;
  • Saque do Fundo de Garantia (FGTS);
  • Multa de 40% sobre o FGTS.

Demissão por Justa Causa

No caso de demissão por justa causa, os direitos assegurados ao trabalhador são tão somente:

  • Saldo de Salário;
  • Férias Vencidas + 1/3 de Férias;

No caso de erros nos cálculos, interpretações incorretas da legislação ou descontos indevidos, o empregado tem direito de requerer a correção das verbas indenizatórias referentes ao fim do seu contrato de trabalho.

Advogado Trabalhista | Seguro Desemprego

O benefício do Seguro Desemprego é concedido ao empregado que foi demitido sem justa causa e preencha os seguintes requisitos:

  • O tempo trabalhado no atual emprego deve ser superior a 06 meses;
  • O trabalhador não pode estar recebendo nenhum outro benefício da Previdência;
  • Só receberá o seguro desemprego a pessoa que permanecer desempregada após o fim do último vínculo de emprego. Ela não poderá possuir renda suficiente para o seu sustento e o da sua família.

O seguro-desemprego será concedido pelo período proporcional ao tempo trabalhado até a demissão, da seguinte forma:

  • Quem trabalhou de 06 a 11 meses até ser demitido, deverá receber 03 parcelas de seguro desemprego;
  • Quem trabalhou entre 12 e 23 meses, deverá recebe  04  parcelas do seguro desemprego;
  • Quem trabalhou de 24 a 36 meses, deverá receber 05 parcelas do seguro desemprego.

Dúvidas sobre a Advocacia Trabalhista?

Estamos aqui para ajudar

Fale conosco!

Notícias Relacionadas

Entenda o que é INCC e como ele pode afetar a compra de imóveis na planta | Advogado Especializado

Você já deve ter ouvido falar do INCC (Índice Nacional de Custo da Construção), especialmente se está pensando em comprar um imóvel na planta. Esse índice é utilizado para reajustar o valor das parcelas durante …

Qual a diferença entre escritura pública e registro imobiliário? - Advogado Imobiliário Belo Horizonte - Leandro Fialho

A escritura pública e o registro são dois conceitos distintos no âmbito do direito imobiliário. O que é escritura pública? A escritura pública é um documento elaborado pelo tabelião de notas que formaliza a vontade …

Regularização de Imóvel - Advogado Especialista - Direito Imobiliário BH

O escritório de advocacia Leandro Fialho Advogados é especializado em regularização de imóveis, oferecendo serviços de alta qualidade com rapidez e eficiência, visando sempre a redução de riscos e de custos para nossos clientes. Contamos …

Apartamento na Planta | Cuidados ao comprar apartamento na planta - Advogado Belo Horizonte | Direito Imobiliário

A aquisição de um apartamento significa a realização de um sonho para muita gente. E não é para menos, afinal, um imóvel próprio é garantia de moradia pelo resto da vida. Mas se o sonho …

Leilão de Imóvel Ocupado: Como Fazer a Desocupação do Imóvel? - Advogado Belo Horizonte - Imissão de Posse

Se você quer comprar um imóvel em leilão, é preciso que esteja preparado para eventuais situações adversas como, por exemplo, a existência de dívidas do imóvel e a possibilidade dele estar ocupado. Assim, preparamos este …

Desapropriação | O que é, como funciona, como receber indenização | Advogado BH - Leandro Fialho

O que é Desapropriação? A desapropriação é um ato muitas vezes necessário ao Estado para possibilitar o desenvolvimento social em centros urbanos, ou mesmo em área rural. Com o crescimento das cidades, é comum observarmos …

Aposentadoria Especial da Polícia Civil | Aposentadoria de Policiais Civis com Integralidade e Paridade

Como funciona a Aposentadoria Especial da Polícia Civil? Aposentadoria Especial da Polícia Civil garante aos membros da polícia civil a possibilidade de se aposentar com paridade e integralidade de vencimentos, independentemente da idade. Ela possui …

Regimento Interno Condomínio | Advogado para confecção do Regulamento Interno do Condomíno - Advogado BH

O que é Regimento Interno? O Regimento Interno do Condomínio, também conhecido como Regulamento Interno, é um dos principais documentos de um condomínio. É neste documento que estão dispostas as regras de convivência dentro do …

Convenção de Condomínio - Direito Condominial - Advogado Belo Horizonte

No artigo anterior, abordamos as diferenças entre a Convenção de Condomínio e o Regimento Interno. Portanto, se você ainda não leu, vale a pena acompanhar (Confira em: “Você precisa conhecer o Regimento e a Convenção …

Convenção de Condomínio e Regimento Interno | Advogado Condominial Belo Horizonte

O Regimento Interno e a Convenção de Condomínio são os documentos mais importantes para a definição do funcionamento e das regras de convívio em um condomínio. É por essa razão que toda pessoa que mora …


5/5 - (3 votes)
Assinar
Notify of

4 Comentários
Mais antigos
Mais novos Melhor avaliado
Inline Feedbacks
Ver todos comentários
Julio César Clemente Farias e Silva
6 anos atrás

Fui mandando embora sem justa causa, não pagaram o meu acerto e o RH da empresa me orientou a fazer uma atermação na justiça do trabalho para solicitar uma audiência para fazer um acordo com a empresa. Essa informação procede? É interessante fazer isso?

Admin
6 anos atrás

Olá, Julio César. Bom dia!

Fazer uma atermação na Justiça do Trabalho significa ingressar na justiça sem o auxílio de um advogado.

É muito fácil fazer uma atermação. Basta se dirigir à Justiça do Trabalho e procurar o setor específico, onde um atendente irá ouvir o seu caso, anotar os principais fatos e te “aconselhar” sobre quais deverão ser os pedidos pertinentes para sua demanda. No final da conversa o atendente irá redigir uma petição inicial para dar início à ação trabalhista.

No entanto, apesar da facilidade de ingressar com a ação, a atermação é um meio que já se comprovou ineficiente e preocupante. Isso porque o reclamante que inicia uma ação pessoalmente, sem um advogado, acaba não tendo a mesma capacidade técnica do empregador, que comparece à audiência com um advogado preparado para arguir preliminares e questões processuais que o reclamante sequer tem conhecimento.

Por isso, é comum ver pessoas que fizeram atermação na Justiça do Trabalho deixando de haver direitos e, na pior das situações, vendo frustrada a execução dos seus créditos trabalhistas.

Contratar um advogado Trabalhista para qualquer reclamação ou defesa na Justiça do Trabalho é o meio mais eficaz para ter os seus direitos garantidos. É contar com uma base jurídica sólida para requerer uma prestação jurisdicional qualificada.

Portanto, recomendamos fortemente que você jamais faça uma atermação. Procure um advogado de sua confiança. Tenha certeza de que a Advocacia é a garantia de que os seus direitos serão corretamente defendidos.

Caso você ainda não possua um advogado de confiança, conte conosco! Agende uma consulta em nosso escritório para analisarmos o seu caso com detalhes. Estamos prontos para lhe atender.

Mariana de Aguiar
4 anos atrás

Preciso de advogado para suspender o contrato da minha empregada doméstica. Vocês podem me atender?

Admin
4 anos atrás
Responder para  Mariana de Aguiar

Olá, Sra. Mariana! Como vai?
Sim! Estamos aptos para fornecer toda a assessoria necessária para realização da suspensão do contrato de trabalho da sua empregada doméstica, com base nos termos da Medida Provisória 936/2020.

Estamos à disposição para atendê-la! Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através dos nossos canais de comunicação.

4
0
Would love your thoughts, please comment.x
×