Facebook

Twitter

Copyright 2015 Leandro Fialho Consultório Jurídico.
Todos os direitos reservados.

Facebook

LinkedIn

Menu

Tire suas Dúvidas sobre os Acordos Extrajudiciais

Escritório de Advocacia - Solução Extrajudicial de Conflitos - Perguntas e Respostas - Acordo Extrajudicial - Advogado BH
Conheça mais sobre os métodos de solução extrajudicial de conflitos. Talvez você possa usar um deles em seu caso.

Após saber sobre a existência dos métodos alternativos para acordos e negociações extrajudiciais (mediação, conciliação e arbitragem), é natural surgirem dúvidas.

 

Por isso, reunimos abaixo as principais perguntas e respostas a respeito do tema.

 

Confira!

Qual a diferença entre Mediação, Conciliação e Arbitragem?

Tanto a mediação, quanto a conciliação e a arbitragem, são métodos para criação de acordo extrajudicial que visam por fim em conflitos.

A diferença entre a mediação e a conciliação é bastante sutil, mas essas se diferem bastante da arbitragem. Vejamos:

Mediação

 

A mediação é indicada nos casos onde há vínculo anterior entre as partes, como por exemplo nas ações de família.

 

Nesses casos, o Mediador auxiliará os interessados a compreender as questões que motivam o conflito, de modo que eles possam restabelecer a comunicação entre si e identificar, por conta própria, uma solução consensual, que gere benefícios mútuos.

 

O mediador possibilita a criação de um ambiente propício para a criação de um acordo, no entanto ele não oferece a solução para o caso: ela deve ser alcançada pelas próprias partes.

 

Conciliação

 

A conciliação é indicada, preferencialmente, para os casos onde não há vínculo anterior entre as partes.

 

Nesse caso, o Conciliador atua para facilitar o diálogo entre as partes. Ele sugere soluções para o litígio, sendo vedada a utilização de qualquer tipo de intimidação ou constrangimento para que as partes conciliem.

 

Arbitragem

 

Por sua vez, apesar de também ser uma forma de solução extrajudicial, a arbitragem apresenta-se com técnicas e procedimentos bastante diferentes da mediação e da conciliação.

 

Na arbitragem, as partes escolhem um ou mais árbitros para analisarem o caso e decidir como ele será resolvido.

 

Assim como na conciliação e na mediação, os árbitros buscam o acordo consensual entre as partes. No entanto, caso não surja um acordo no curso do processo de arbitragem, os árbitros finalizarão o conflito com uma decisão arbitral, conhecida como laudo ou sentença arbitral, que obriga as partes a cumpri-la.

O acordo extrajudicial tem validade jurídica?

Os acordos criados através da conciliação ou da mediação possuem o mesmo efeito de um contrato firmado entre particulares, que possuem natureza de título executivo extrajudicial.

 

Entretanto, o acordo extrajudicial pode ser levado à justiça, caso queiram as partes, para, em um processo rápido e desburocratizado, ser homologado por um juiz e então ganhar força de título executivo judicial, assim como uma sentença judicial.

 

Já a sentença arbitral é um título executivo judicial, de cumprimento obrigatório desde a sua prolação pelo(s) árbitro(s). Não precisa ser homologada por um juiz.

Preciso levar advogado para a Mediação ou Conciliação?

A consulta a um advogado deve ser a primeira opção de um pessoa que está precisando resolver um problema.

 

A sociedade em geral está habituada a buscar a solução dos seus problemas através de processos judicias, e o advogado é o profissional habilitado para a gestão de conflitos.

 

Muitas vezes, as pessoas sequer ouviram falar de métodos alternativos ao processo judicial. Assim, cabe ao advogado analisar o caso e apresentar ao cliente todas as soluções possíveis para o seu conflito, incluindo aí os meios alternativos (extrajudiciais).

 

Desta forma, mesmo optando por um acordo extrajudicial, o cliente precisará contratar um advogado. Ele atuará desde a escolha do método para solução do conflito, até a formalização e a homologação do acordo.

Quem paga as despesas com o Acordo Extrajudicial?

Não há nenhuma estipulação legal sobre o pagamento dos serviços realizados para a composição extrajudicial de conflitos.

 

Normalmente, as despesas com os honorários do Árbitro, do Conciliador ou do Mediador são rateados entre as partes, conforme estipulação prévia.

Quem pode conciliar, ou tomar a iniciativa de conciliar?

Qualquer cidadão capaz pode utilizar a conciliação para solucionar um conflito.

 

No Brasil, a conciliação é autorizada para solução de diversos casos. A lei só não autoriza a conciliação nos casos de direitos indisponíveis, como aqueles envolvem as áreas penal e tributária.

É possível conciliar mesmo com um processo já em andamento?

A tentativa de conciliação é possível a qualquer momento, mesmo depois de ingressar com uma ação na justiça. Ela poderá acontecer até mesmo após a sentença.

 

Realizado e cumprido o acordo, encerra-se o processo.

E quais as vantagens da conciliação?

O resultado de um processo judicial sempre envolverá riscos. Isso porque não há como saber como o juiz resolverá o assunto.

 

Na conciliação ocorre uma verdadeira gestão de riscos, onde as partes definem até onde elas irão para solucionar o conflito.

 

Estudos apresentados por especialistas em autocomposição enumeram diversos benefícios e vantagens que podem ser alcançados pela conciliação, entre eles destacam-se:

Você está procurando um advogado para fazer um Acordo Extrajudicial em Belo Horizonte?

 

Fale conosco! Fazemos atendimento presencial em Belo Horizonte/MG.

(31) 3047-6505
(31) 99702-2211

 

Caso prefira, envie-nos uma mensagem com suas dúvidas, ou agende aqui a sua consulta jurídica.

Estamos prontos pra te atender!

Estamos aqui para ajudar

Fale conosco!

Copyright 2020 Leandro Fialho - Consultório Jurídico

Notícias Relacionadas

Testamento - Abertura de testamento, registro de testamento e cumprimento de testamento - Advogado BH

O testamento é um ato de disposição de última vontade realizado para dar destinação a bens ou direitos após a morte, conforme a vontade do Testador (pessoa que está dispondo dos seus bens). Apesar de não ser muito comum no Brasil, os testamentos são feitos, geralmente, para privilegiar um ente querido, ou mesmo para evitar brigas entre os herdeiros em …
Abrir
Contrato de Alguel Comercial - Revisão do Aluguel - Redução do Alguel

O contrato de Aluguel Comercial se tornou um assunto bastante discutido nos últimos dias. Isso porque, sem sombra de dúvidas, o atual quadro de pandemia causado pelo Coronavírus atingiu as relações contratuais de uma forma jamais vista, causando efeitos diretos nas relações contratuais. E não foram só os contratos de aluguel comercial que sofreram impactos nesta crise de saúde. Diversos …
Abrir
Usucapião - Advogado Usucapião BH - tipos de usucapião

Se você quer saber com clareza e exatidão o que é Usucapião, você chegou ao lugar certo! Preparamos um artigo completo sobre o que é e como fazer uma ação de Usucapião para esclarecer, definitivamente, as principais questões que envolvem esse tema. Ao final, você conhecerá todas as exigências desta ação, e estará apto a identificar, com exatidão, as possibilidades …
Abrir
Usucapião Urbano | Advogado para ação de usucapião urbano em Belo Horizonte

Você sabe quais são os passos necessários para concluir, com sucesso, uma ação de Usucapião? Apresentaremos aqui a modalidade de Usucapião mais demanda atualmente: o Usucapião Urbano (ou Usucapião Especial Urbano). Apresentaremos aqui as características dessa modalidade e um passo a passo para o seu processamento. Vamos lá? USUCAPIÃO URBANO A princípio, é importante destacar que a modalidade do Usucapião …
Abrir
Registro Imóvel Certidão Negativa - CND - Advogado imobiliário - Advogado BH

“Não há mais que se falar em comprovação da quitação de créditos tributários, de contribuições federais e de outras imposições pecuniárias compulsórias para o ingresso de qualquer operação financeira no registro de imóveis”. Assim decidiu o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em decisão colegiada realizada no dia 25/10/2017. Em resumo, uma exigência comum que motivava a emissão de notas devolutivas …
Abrir
Usucapião Extrajudicial e Judicial | Área mínima para pedir usucapião - tamanho do imóvel - Advogado usucapião belo horizonte - área mínima

Fazer Usucapião está se tornando cada vez mais rápido! Por maioria de votos, ao decidir sobre a área mínima de um terreno para fazer Usucapião Especial Urbano, o Supremo Tribunal Federal decidiu que: “Preenchidos os requisitos do art. 183 da Constituição Federal, o reconhecimento do direito à usucapião especial urbana não pode ser obstado por legislação infraconstitucional que estabeleça módulos …
Abrir
Advogado Usucapião Belo Horizonte - Regularizar Imóvel - Usucapião BH

Antes de mais nada, é importante falar para você que, apesar de ser popularmente conhecido como “Uso Campeão“, o nome correto deste instituto jurídico é Usucapião. E que, muita gente não sabe, o Usucapião pode ser utilizado tanto para a aquisição de bens imóveis quanto para a aquisição de bens móveis. Caso você esteja procurando um Advogado Especialista em Usucapião, …
Abrir
Usucapião Judicial e Usucapião Extrajudicial - Regularização de Imóvel - Advogado BH

Por Leandro Fialho Popularmente conhecida como Uso Campeão, “a” Usucapião é uma forma legal utilizada para aquisição da propriedade de um bem, seja ele móvel ou imóvel. Diferentemente da Compra e Venda, por exemplo, que se dá através da transmissão de um bem mediante o pagamento de um valor previamente estabelecido, na Usucapião a aquisição da propriedade do bem se …
Abrir
Advogado Imobiliário - Construção em Área Comum do Condomínio - Advogado Belo Horizonte - áreas comuns

Discussões sobre a utilização de áreas comuns em condomínios residenciais são mais recorrentes do que se imagina, principalmente quando o assunto é construção de benfeitorias. Na maioria dos casos, discute-se a utilização exclusiva da laje e da área do piso térreo no entorno do edifício, popularmente conhecida como área privativa, para ampliação da estrutura do imóvel. A chave para solução …
Abrir
Direito do Trabalho - Reclamatória Trabalhista - Demissão sem e com Justa Causa - Consultório Jurídico BH - Escritório de Advocacia

O Direito do Trabalho é a matéria jurídica que trata das relações de trabalho e emprego, e é direcionado, principalmente, para a proteção dos empregados. É através do direito do trabalho que se busca a reparação de eventuais prejuízos sofridos na relação trabalhista. Muito se fala sobre “Relação de Trabalho” e “Relação de Emprego”. Você sabe a diferença entre …
Abrir

Carregando...;

Nenhum comentário por enquanto. Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

×