O que é Conciliação Extrajudicial?

A conciliação extrajudicial é um método alternativo ao Poder Judiciário, usada para solução de conflitos em meio extrajudicial, da mesma forma que a mediação e a arbitragem.

Através desse método é possível estabelecer um acordo extrajudicial entre os interessados, para por fim definitivo a um impasse de forma amigável.

Na conciliação extrajudicial, as partes escolhem uma pessoa neutra, o conciliador, que poderá ser um advogado, para tentar aproximá-las, e orientá-las sobre as opções disponíveis de acordo para a solução consensual do conflito.

Escritório de Advocacia - Conciliação - Resolva problemas jurídicos através de acordos - Advogado BH
Na conciliação as partes escolhem uma pessoa neutra para orientá-las sobre as opções de acordo.

Fale conosco:

31 3080-4304

31 99702-2211

Nessa relação, o conciliador atua como um terceiro facilitador, que auxiliará as partes a esclarecer e resolver o problema da maneira mais eficiente e menos traumática possível.

O conciliador busca criar um contexto propício para o diálogo entre as partes, a fim de alcançar a aproximação dos seus interesses e a pacificação da relação.

Por ser um meio de solução de conflitos onde as próprias partes decidem como o problema será resolvido – ao contrário da decisão judicial onde uma solução é imposta às partes – na conciliação extrajudicial não há perdedor, uma vez que acordos são criados pelo encontro dos interesses das partes.

Conciliar é a forma mais rápida, barata e eficaz para se resolver um conflito.

Conciliação Extrajudicial x Ação Judicial

Quem já foi parte em uma ação, ou seja, quem já processou ou já foi processado, entende perfeitamente o quão desagradável, demorado e caro é participar de uma disputa judicial.

Boa parte das pessoas que hoje buscam resolver os seus conflitos pela conciliação e mediação, optam por esse meio para evitar uma disputa judicial.

Como funciona a Conciliação Extrajudicial?

As partes são convidadas para uma reunião onde, sentadas à mesa com o conciliador, conversam a respeito do conflito. Os interessados possuem autonomia para definir as regras de como a conciliação será feita, evitando surpresas futuras.

Para que a reunião de conciliação flua bem, no sentido de se alcançar um acordo mais rapidamente, é importante que as partes entendam desde o início o que é e o que não é controvertido, ou seja, em que pontos concordam e em que pontos discordam em relação às causas do problema.

Desta forma, ficará mais fácil saber quais os fatos que cada parte precisa esclarecer/provar.

Expostos os fatos e as provas, as partes iniciam uma negociação com o auxílio do conciliador.

Chegando a um acordo, o conciliador redigirá um Termo de Acordo da transação que será assinado por todos os participantes. E, para que tenha a força de um acordo judicial, o referido termo poderá ser levado à apreciação do Poder Judiciário para que seja homologado por um juiz.

Após cumprirem o acordo, as partes estarão livres da obrigação, e não poderá existir mais qualquer outro processo judicial que verse sobre o mesmo caso.

O Termo de Acordo em Conciliação possui valor Jurídico?

O Termo de Acordo em Conciliação é o documento que formaliza o acordo entre as partes.

Nesse documento os interessados estabelecem os termos do acordo, podendo definir concessões recíprocas para conseguir por fim ao conflito.

O Termo de Acordo possui natureza contratual, constituindo-se em um título executivo extrajudicial.

No entanto, com informado acima, o referido termo pode ser levado à justiça para ser homologado judicialmente, por livre vontade das partes, quando então ele ganhará força de título executivo judicial.

Quem pode conciliar, ou tomar a iniciativa de conciliar?

Qualquer cidadão capaz pode utilizar a conciliação para solucionar um conflito.

A lei não autoriza a utilização da conciliação apenas para casos em que serão discutidos direitos indisponíveis, como casos que envolvem a área penal e a área tributária.

É possível conciliar mesmo com um processo já em andamento?

A tentativa de conciliação é totalmente possível mesmo depois de ingressar com uma ação na justiça, podendo acontecer até mesmo após a sentença.

Realizado e cumprido o acordo, encerra-se o processo.

E quais as vantagens da Conciliação Extrajudicial?

O resultado de um processo judicial sempre envolve riscos, uma vez que não há como ter certeza de como o juiz do caso resolverá o assunto.

Na conciliação ocorre uma verdadeira gestão de riscos, onde as partes definem até onde elas irão para solucionar o conflito.

Estudos apresentados por especialistas em autocomposição enumeram diversos benefícios e vantagens que podem ser alcançados pela conciliação, entre eles destacam-se:

::  Custo financeiro reduzido = Economia;

::  Conciliar significa, sem dúvidas, resolver problemas com maior rapidez e agilidade, quer sejam eles familiares, pessoais ou profissionais;

:: O conflito é solucionado com a ajuda de um profissional escolhido pelas partes, garantindo privacidade e sigilo ao caso;

:: Desburocratização da relação, uma vez que se trata de uma relação onde prevalece a informalidade;

:: Redução do desgaste emocional das partes e entre elas;

:: Criação de soluções adequadas às reais necessidades e possibilidades dos interessados;

:: Maior satisfação dos envolvidos;

Você quer saber mais sobre os métodos para fazer um Acordo Extrajudicial?

Preparamos para você um seção com as perguntas e respostas mais frequentes sobre as formas mais comum para se fazer um acordo extrajudicial. Clique aqui para acessar.

Estamos aqui para ajudar

Fale conosco!

Notícias Relacionadas

Valor Escritura de Inventário - Valor Inventário | Advogado Inventário Extrajudicial

Se você está precisando realizar o processo de inventário extrajudicial, já deve imaginar que existem muitos detalhes a serem levados em conta, incluindo o cálculo do custo. Este processo pode ser complicado, mas não precisa …

Ação Reivindicatória - Retomada de Imóvel - Advogado BH

Diversos são os instrumentos disponibilizados pelo direito brasileiro para que uma pessoa tenha acesso aos seus bens, sejam eles móveis ou imóveis. Um desses instrumentos é a ação reivindicatória, sobre a qual falaremos nesse artigo …

Ação de demarcação de terras particulares | Advogado BH

Você sabe o que é a demarcação de terras particulares? Nem todos os imóveis são demarcados corretamente. Por isso, pode ser necessário requerer em juízo a sua nova demarcação. Nesse guia vamos falar tudo sobre …

Ação de Divisão de Terras e Demarcação - Extinção de Condomínio - Advogado BH

A ação de divisão de terras particulares é um procedimento necessário para colocar fim a um condomínio. Dessa forma, visa garantir que cada uma das partes receba a sua quota equivalente por direito. Nesse artigo …

Parecer jurídico para contratos de Compra e Venda de Imóveis - Por que devo procurar um advogado?

Pensando em celebrar um contrato de compra e venda de imóvel? Então pode ser muito importante a solicitação de um parecer jurídico antes de assinar o documento. Nesse guia vamos falar tudo a respeito do …

Usucapião de Apartamento - Advogado BH - Advogado imobiliário

Existem diferentes formas legais para regularizar a documentação de um imóvel. A Usucapião é uma delas. A usucapião é uma forma legal de regularizar a propriedade de um imóvel, incluindo apartamentos. Entretanto, para que a …

Habite-se ou Auto de Conclusão de Obra - O que é? | Advogado BH

Habite-se, ou Auto de Conclusão de Obra, é o termo técnico de um importante documento relacionado à regularização das propriedades imobiliárias. Habite-se, como o próprio nome sugere, é uma certidão expedida pela Prefeitura para atestar …

O que é Rerratificação da Convenção de Condomínio? Direito Condominial - Advogado BH

A Rerratificação da Convenção de Condomínio é uma possibilidade utilizada quando os condôminos de um edifício decidem realizar alterações/correções em uma parte do texto da convenção condominial. Nesse contexto, ocorrerá tanto a alteração desejada pelos …

Manutenção de Posse - Advogado Especialista em Direito Imobiliário - Advogado BH

Em síntese, a manutenção de posse é um instrumento jurídico bastante útil para proteger os interesses e direitos dos possuidores/proprietários de imóveis. Apesar de bastante utilizada, a ação de manutenção de posse é ainda muito …

Imissão na Posse de imóvel adquirido em leilão | Advogado BH

Ação de imissão de posse é uma ação judicial que visa assegurar o direito de posse sobre um imóvel a alguém que ainda não a possui. Vamos imaginar que você compre um imóvel em um …

Carregando...;

5/5 - (3 votes)
Assinar
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários
0
Would love your thoughts, please comment.x
×